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Renault Fluence é bom? Ele usou dos 40 até 140 mil km

Trava de pedal freio e acelarador

Entrevistamos Alex Carneiro, representante comercial que rodou com seu Renault Fluence Dynamique 2.0 câmbio manual ano 2013, dos 40 aos 140 mil km. E ele anotou tudo, todos os gastos com manutenção e consumo a cada tanque de combustível. Se o Renault Fluence é bom, ninguém melhor do que ela para falar. Confira o que o Alex tem a dizer sobre sua experiência com o carro!

Renault Fluence é bom
imagem: Alex Carneiro – Informei

Uma breve entrevista com o Alex

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Informei: Por que decidiu comprar um Fluence usado?

Alex: Dinheiro curto. Já tive Corolla e Civic, mas com menos dinheiro precisei pensar em outras opções.

Informei: Por que resolveu comprar um carro um francês?

Alex: Estava sem dinheiro para comprar um novo Corolla. Queria um carro seminovo da mesma categoria dele. Depois de muito estudo percebi que o Renault Fluence é bom. E ainda custa vinte mil reais a menos que os concorrentes do mesmo ano.

Informei: Não ficou com medo de sair da linha japonesa para a francesa?

Alex: Tinha receio. Então perguntei a um motorista de táxi em São Paulo que estava com um Fluence. Foi uma resposta curta: “Já rodei 300 mil km com este aqui. Só não vou comprar outro porque saiu de linha”. Vi mais algumas opiniões na internet. Pronto, decido.

Informei: Na sua opinião o Renault Fluence é bom realmente?

Alex: O Fluence, sem dúvidas, é o mais confortável dos carros que já tive. Comparando com carros da mesma época, os bancos são muito confortáveis, a posição de dirigir é boa e a suspensão é bem macia. O silêncio a bordo é excelente

“Compraria de novo com certeza. Na categoria de dele é o melhor…”

Alex Carneiro

Alex: Para uso normal e civilizado, sobra motor. Ultrapassagens rápidas e seguras. Como tem 6 marchas, que é Overdrive, para baixar o giro do motor na estrada, tem que lembrar que ultrapassar a marcha correta é quarta. O motor enche e dá gosto de ver a retomada. A suspensão na estrada é macia visando o conforto. Curvas rápidas próximo ao limite não é seu forte. A carroceria vai torcer um pouco e a tendência é sair de traseira. Fiz isso para testar o carro. Mas quem dirige assim no dia a dia no limite? Esportividade não é a cara do Fluence. Já o conforto é fantástico. Para quem quer carro duro e esportivo vai de Civic que é a melhor pedida.

Informei: Compraria de novo o Fluence?

Alex: Com certeza. Na categoria dele é o melhor, se considerar carros da mesma época. É mais confortável e o custo de manutenção está na média do Corolla e do Civic. Notei ainda que tem algumas peças até mais baratas.

Renault Fluence é bom
Confortável. Imagem Alex Carneiro – Informei

Informei: Qual o conselho você daria para quem quiser comprar um Fluence seminovo?

Alex: Seja criterioso e exija provas que o carro recebeu a manutenção preventiva. Qualquer carro que precise levantar ele, fazendo os atrasados, vai falir o proprietário. A preventiva é barato. Caro é fazer a manutenção corretiva. Líquido de arrefecimento por exemplo se estiver vencido, já pode ter comprometido mangueiras, bomba d’água, válvula termostática, radiador entre outros. Esta preventiva do exemplo que falei você faz com R$ 400,00 no máximo. O Renault Fluence é bom, mas para corrigir as peças danificadas pela negligência pode te custar R$ 5000,00 só no sistema de arrefecimento. E isso é válido para qualquer carro. Óleo trocado fora de prazo pode dar borra no motor, que pode até fundir. Como sempre digo, não tem carro ruim. Tem dono que que não está nem aí. Ele só passa o problema para frente. Se você não entende de carro, leve seu mecânico junto para avaliar. Mesmo assim peças provas da manutenção.

O Alex utilizou o aplicativo Drivo para anotar diariamente todos os gastos com manutenção e abastecimento. Tem assim um histórico super preciso e completo, e o consumo real a cada abastecimento.

Histórico da manutenção e consumo

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40.000 a 50.000 Km

Manutenção:

  • Palhetas limpador de para-brisa – 70,00

Total: 70,00

Consumo de combustível (gasolina):

  • Média cidade/estrada – 12,7 km/l
  • Média cidade – 9,7 km/l
  • Média estrada – 13,2 km/l

50.000 a 60.000 Km

Manutenção:

  • Troca de óleo e filtro de óleo – 259,00
  • Filtro de combustível original – 95,00
  • Filtro de ar do motor original – 110,00
  • Filtro de cabine original Renault – 120,00
  • Balanceamento de rodas e alinhamento – 150,00
  • 1 Cambagem – 90,00

Total: 854,00

Consumo de combustível (gasolina):

  • Média cidade/estrada – 12,7 km/l
  • Média cidade – 9,5 km/l
  • Média estrada – 13,8 km/l

60.000 a 70.000 Km

Manutenção:

Troca de óleo do motor e filtro de óleo – 320,00

Total: 320,00

Consumo de combustível (gasolina):

  • Média cidade/estrada – 12,6 km/l
  • Média cidade – 11,1 km/l
  • Média estrada – 14,2 km/l

70.000 a 80.000 Km

Manutenção:

  • 4 Pneus Michellin Primacy 4 – 2.290,00
  • Alinhamento e balanceamento de rodas – 160,00
  • Lâmpada de farol – 42,00
  • Troca de óleo e filtro de óleo – 240,00
  • Aditivo para gasolina STP – 25,00

Total: 2.757,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 13,7 km/l
  • Média cidade – 11,4 km/l
  • Média estrada – 13,9 km/l

Consumo com gasolina premium (Shell)

  • Média cidade/estrada – 15,8 Km/l
  • Média cidade – 12,2 km/l
  • Média estrada – 15,4 Km/l

80.000 a 90.000 Km

Manutenção:

  • Correia de acessórios e tensor – 1200,00
  • Mão de obra para troca de correia e tensor – 300,00
  • Troca fluido de radiador com mão de obra – 350,00
  • Troca de óleo e filtro de óleo – 265,00
  • Palhetas do limpador de para-brisa – 189,00
  • Alinhamento e balanceamento de rodas – 160,00
  • 1 cambagem – 110,00

Total: 2.574,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 12,9 km/l
  • Média cidade – 10,8 km/l
  • Média estrada – 13,2 km/l

90.000 a 100.000 Km

Manutenção:

  • Alinhamento e balanceamento de rodas – 110,00
  • Bateria Moura – 490,00
  • Troca de óleo e filtro de óleo – 320,00
  • Jogo de velas – 700,00
  • Aditivo gasolina STP – 24,00

Total: 1.644,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 13,4 km/l
  • Média cidade – 11,6 km/l
  • Média estrada – 14,1 km/l

100.000 a 110.000 Km

Manutenção

  • Palheta limpador para-brisa – 210,00
  • 2 Amortecedores dianteiros, coxim com rolamento, par de bandejas, kit coifas e mão de obra – 2850,00
  • Troca de óleo e filtro de óleo – 200,00
  • 1 Buzina – 60,00

Total: 3.320,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 13,4 km/l
  • Média cidade – 9,8 km/l
  • Média estrada – 13,7 km/l

110.000 a 120.000 Km

Manutenção:

  • Troca de óleo e filtro: 290,00
  • Filtro de cabine: 130,00
  • Filtro de combustível: 59,00
  • Discos de freio e pastilhas dianteiras com mão de obra: 1110,00
  • Troca fluido de freio: 120,00
  • Chave da luz de ré: 170,00

Total: 1.879,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 11,0 km/l
  • Média cidade – 8,9 km/l
  • Média estrada – 12,3 km/l

Observação: bicos injetores e bobinas não estavam bom, aumentou bem o consumo.

120.000 a 130.000 Km

Manutenção:

  • Troca de óleo e filtro de óleo – 249,00
  • Alinhamento e balanceamento de rodas – 160,00
  • 4 bicos injetores originais, 4 bobinas e mão de obra – 3180,00

Total: 3.589,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 13,9 km/l
  • Média cidade – 12,6 km/l
  • Média estrada – 15,4 km/l

130.000 a 140.000 Km

Manutenção:

  • Troca de óleo e filtro: 320,00
  • Filtro de cabine: 110,00
  • Filtro de combustível: 45,00
  • Lâmpada de farol: 60,00
  • Tampa do reservatório de expansão: 90,00

Total: 625,00

Consumo de combustível (gasolina)

  • Média cidade/estrada – 12,8 km/l
  • Média cidade – 11,6 km/l
  • Média estrada – 15,0 km/l

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