Notícias

Chevrolet Onix LT 2023 será que vale a pena?

Trava de pedal freio e acelarador

Neste artigo, apresentaremos os principais atributos do Chevrolet Onix LT 2023 e ajudaremos você a decidir se vale a pena optar por este modelo.

Em 2023, mesmo após perder seu título de carro mais vendido do Brasil, o Onix de segunda geração ainda é um dos modelos mais procurados no mercado automotivo. E não é por acaso: o veículo apresenta excelentes atributos que justificam sua alta demanda.

A linha 2023 do Onix foi lançada no final do ano passado, porém, infelizmente, o modelo intermediário LT sofreu uma redução de equipamentos em relação à versão anterior. Já a versão LTZ ganhou alguns aprimoramentos, o que a torna ainda mais atrativa.

Cadeirinha para auto Cosmo Fonce

Para carros de entrada, o consumo de combustível é um dos principais fatores a ser considerado na hora da compra. Afinal, encher o tanque pode ser uma tarefa que pesa no bolso. Neste quesito, o Onix se destaca e é realmente fantástico.

6 motivos para NÃO comprar o Chevrolet Onix 2023

6 Motivos para comprar o Chevrolet Onix LT 2023

Muito econômico

Mini geladeira 6 litros

O Onix 2023 mantém a mesma motorização do ano passado, equipado com o confiável motor 3 cilindros que entrega 82 cv no etanol e 78 cv na gasolina, ambos a 6400 rpm, e torque máximo de 10,6 kgfm no etanol e 9,6 kgfm na gasolina, ambos a 4100 rpm.

Embora a equipe responsável pelo Onix acredite que não se deva mexer em time que está ganhando, o motor sofreu uma pequena alteração em sua calibração para atender às novas normas de emissão, sem afetar seu desempenho. No entanto, o consumo de combustível foi ligeiramente prejudicado, embora não a ponto de desabonar o carro. O consumo anterior do Onix era de 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada, enquanto agora é de 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada. Apesar disso, para o consumidor padrão, essa diferença não impactará significativamente o bolso.

É importante lembrar que o consumo declarado é apenas um valor referencial do Inmetro, obtido em condições estáveis e sempre da mesma forma para todos os carros, visando a classificação energética do veículo e futura etiquetagem que vai no vidro do carro. Na prática, no uso real, esses números podem variar bastante para mais ou para menos, de acordo com as diferentes condições de uso do veículo.

Encontramos depoimentos de proprietários que conseguiram médias incríveis na cidade, chegando a 19 km/l, enquanto outros reclamaram que o carro gasta muito, fazendo menos de 14 km/l. Por isso, acreditamos que os valores do Inmetro são os mais confiáveis para tomar como referência, Em outra matéria vamos abordar em detalhes o consumo deste modelo com esta motorização.

Motor esperto na cidade

Multimidia-Pionner-DMH-A348BT

Os motores de 3 cilindros são cada vez mais populares, e não é por acaso. Eles são muito mais eficientes em termos de energia, proporcionando economia significativa de combustível. Além disso, seu melhor aproveitamento também é sentido em relação ao torque e potência, que são geralmente superiores aos motores de 4 cilindros com as mesmas especificações técnicas.

No Onix LT 2023, isso fica muito evidente. Esse motor é perfeito para uso na cidade, já que dificilmente você precisará acelerar ao máximo. Na estrada, ele também é bom com duas ou três pessoas a bordo. No entanto, com a carga máxima de 5 pessoas e bagagem, a tocada pode ser um pouco menos empolgante, o que está dentro da proposta do carro e alinhado com seus concorrentes 1.0 de 3 cilindros e aspirados.

Em testes realizados pela revista 4 Rodas, foi aferida uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e velocidade máxima de 167 km/h.

Veja também: Comprar carro de locadora vale a pena?

Conforto a bordo

O motor de três cilindros pode ser conhecido por sua vibração característica, mas no Onix 2023, isso não é um problema. Graças aos eficientes coxins de apoio, que filtram todas as vibrações, a cabine permanece silenciosa e confortável. Na verdade, o conforto acústico, em geral, surpreende, dando a sensação de estar em um carro premium, considerando a categoria do veículo.

Muitos reclamam da falta espelhamento sem fio do telefone ao multimídia. Faz muita diferença no dia a dia. É fácil resolver isso com o acessório Play To Air. Fácil instalação, não tira a originalidade do carro e é muito competente.

Além disso, na estrada, o ruído é mínimo. Isso se deve à excelente estratégia da Chevrolet de adicionar uma sexta marcha, o que faz com que a rotação do motor caia e, consequentemente, reduzindo o ruído do motor. E ainda, proporciona economia de combustível.

A suspensão do Onix 2023 é firme, mas na medida certa para oferecer estabilidade em curvas mais radicais, e ainda fornecer conforto para a cidade. Ele lida com lombadas e pequenos buracos com muita eficiência, repassando os solavancos para dentro da cabine de forma moderada. Contudo, alguns proprietários têm relatado uma batida seca nos amortecedores traseiros, o que pode ser provocado pelo final de curso ao enfrentar algum buraco.

A direção, por sua vez, tem assistência elétrica e conta com comandos de som no volante, sendo muito bem calibrada e leve na medida certa, proporcionando um item que trará conforto ao usuário. O ar-condicionado não é automático, mas muito eficiente. Vale ressaltar que não há saída de ar para os bancos traseiros.

Acabamento e outros mimos

Ainda que se trate de um carro de entrada, é importante ter em mente que o acabamento do Onix LT 2023 pode não atender a todas as expectativas dos consumidores mais exigentes. A predominância do plástico duro em todo o interior pode ser um ponto negativo, especialmente para aqueles que buscam um carro mais sofisticado. Nesse sentido, seria interessante que a Chevrolet investisse em materiais mais macios para os apoios de braço das portas, oferecendo um pouco mais de conforto para os passageiros e motoristas que passam muito tempo dentro do carro, como os taxistas e motoristas de aplicativo.

O painel do Onix LT 2023 conta com um pequeno computador de bordo com funções básicas, como consumo instantâneo e médio, entre outras. Embora seja simples, é eficiente e atende bem às necessidades da maioria dos usuários. No entanto, um ponto negativo em relação ao conforto é a ausência de volante com ajustes de profundidade e altura, o que pode dificultar a busca por uma posição de dirigir mais confortável.

Para amenizar essa questão, o banco do motorista conta com ajuste de altura, o que pode ajudar a encontrar uma posição mais adequada em relação ao volante. Porém, ainda assim, é importante salientar que o volante fixo em uma posição um pouco alta pode ser um incômodo para pessoas que gostam de uma posição de dirigir mais baixa.

Vale destacar que ao optar pelo pacote LT2, o Onix LT 2023 oferece uma multimídia MyLink de 8 polegadas, câmera de ré e faróis com acendimento automático, o que pode ser um diferencial importante para aqueles que buscam um carro mais completo em termos de tecnologia e conforto.

Segurança

O pacote de segurança do Onix 2023 oferece mais do que o básico e obrigatório. Além dos freios ABS e 6 airbags, inclui controle de tração e estabilidade, assistência para subida em rampa e Isofix, que, na minha opinião, deveria ser um item obrigatório em todos os carros.

Vale a pena comprar o Onix LT 2023?

O Onix tem dimensões bem ajustadas e seu espaço interno é excelente para a categoria, oferecendo conforto mesmo em viagens mais longas. Embora tenha alguns pontos negativos, como o volante sem ajuste de altura e profundidade e o excesso de plástico duro no interior, o Onix LT 2023 é uma ótima opção no mercado de carros de entrada. Ele conta com uma plataforma moderna, motor confiável e econômico, além de ser confortável e seguro, mantendo-se alinhado com as tendências atuais e os concorrentes de sua categoria.

O Onix LT 2023 tem um preço a partir de R$ 87.600,00 (fonte: site Chevrolet), e é um investimento que vale a pena para quem busca um carro econômico, seguro e confortável para o uso diário.

Considere também o HB20 Platinum Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *